20 setembro 2014

ERC - Dia 2 Cyprus Rally 2014

Os duros troços mistos do Rally de Chipre, foram uma dor de cabeça para alguns pilotos em tentar descobrir as melhores afinações para estas condições e para alguns motores que quiseram aquecer em demasia. Por outro lado, a luta pela vitória está interessante de seguir e todos querem ver como se desenrola amanhã.


Ainda antes do rally ir para a estrada, Nasser Al-Attiyah e Jarsolav Orsák comunicavam que não iam continuar em prova, devido aos problemas encontrados na super especial disputada ontem.

Apesar de alguns problemas de aquecimento no motor, Yazeed Al Rajhi optou por desligar o alarme para não se distrair. Perdeu momentaneamente a liderança no primeiro troço do dia mas, recuperou-a logo de seguida e manteve-se nessa posição até ao penúltimo troço de hoje. No entanto, Al Rajhi lidera a classificação do MERC.

Depois do tempo perdido ontem com o toque na super especial que danificou a direção, Kajetan Kajetanowicz foi de longe o piloto mais rápido do dia, ao vencer cinco troços, subiu várias posições e conseguiu mesmo terminar a etapa na liderança com 3,8s de vantagem para Al Rajhi.

Abdulaziz Al Kuwari teve algumas dificuldades nas partes de asfalto que se encontravam muito escorregadias mas, mesmo assim, o piloto do Qatar chegou a passar pela segunda posição mas, perdeu-a quando Kajetanowicz o passou.

Khalid Al Qassimi venceu o primeiro troço do dia e passou pela liderança mas, perdeu-a logo no troço seguinte. Depois efetuou um pião e perdeu algum tempo a recolocar o carro no sentido certo, debatendo-se também com alguns problemas de aquecimento no DS3 mas, conseguiu levar o carro ao final da etapa na quarta posição a quase 1 minuto do líder.

Pela primeira vez com o 208 T16 em pisos de gravilha, Bruno Magalhães teve dificuldades em afinar o carro mas, o português fez alguns tempos de registo e foi bastante regular, ocupando a quinta posição a a 2m42s de Kajetanowicz.

Craig Breen está a ter um rally com muitos problemas no seu Peugeot. O irlandês começou o dia com um pneu furado e um pião a alta velocidade onde felizmente, não tocou em nada. Depois começaram os problemas de temperatura no motor e a ser obrigado a andar em modo de estrada, juntando também alguns problemas na direção assistida. Nos troços mais rápidos, o Peugeot colaborava e os tempos apareciam mas, Breen chegou a penalizar 1m20s por atraso e só subiu à sexta posição depois do abandono de Robert Consani.

Christos Demosthenous começou a liderar a Production Cup a partir do segundo troço do dia e está cada vez mais destacado na sétima posição da classificação geral pois, Stavros Antoniou que está em segundo da P.C. já tem 1m30s de atraso.

Quanto aos que disputam o ERC, Vitaly Pushcar apanhou alguns sustos ao longo do dia, sendo o quarto da Production Cup mas, muito melhor do que o seu rival Martin Hudec que teve muitos problemas de transmissão, fazendo mesmo todos os troços da tarde só com tração posterior.

Zoltan Bessenyey lidera nas duas rodas motrizes sem adversários de peso para lhe fazerem frente, bastando ao húngaro, levar o Honda Civic até ao final para recuperar a liderança no campeonato.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Yazeed Al Rajhi (3); Khalid Al Qassimi (1); Kajetan Kajetanowicz (5)
LÍDERES DO RALLY:
Yazeed Al Rajhi (SS1); Khalid Al Qassimi (SS2); Yazeed Al Rajhi (SS3 a 8); Kajetan Kajetanowicz (SS9)


PRINCIPAIS ABANDONOS:
1 Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchini (QAT/ITA) Ford Fiesta RRC (motor antes da SS2)
7 Jaroslav Orsák / David Šmeidler (CZE) Skoda Fabia S2000 (suspensão antes da SS2)
6 Robert Consani / Maxime Vilmot (FRA) Peugeot 207 S2000 (motor na SS7)






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