18 abril 2014

ERC - Dia 1 Circuit of Ireland 2014

Após vários anos de ausência, o Circuit of Ireland está de regresso ao Europeu de Rallies, agora no novo formato. Tradicionalmente disputado no fim-de-semana da Páscoa, o primeiro dia do evento irlandês só teve um líder mas, apesar disso foi competitivo.


Depois de uma prestação na Grécia abaixo das expetativas, o finlandês Esapekka Lappi dominou o primeiro dia do Circuit of Ireland, ao vencer os primeiros sete troços do rally. No entanto, a vantagem não é confortável e a pressão manteve-se durante todo o dia.

Kevin Abbring voltou a mostrar rapidez no Peugeot, terminando a primeira secção a 7,7s de Lappi na segunda posição. Infelizmente, o 208 T16 do holandês voltou a ter o mesmo problema que teve na Grécia, ficando parado com uma fuga de água no radiador.

O local Craig Breen secundou sempre de perto o seu colega de equipa, vindo a subir à segunda posição após o abandono de Abbring. O irlandês venceu os últimos três troços, reduzindo a desvantagem de 18,5s para 12,6s, mas ainda deixou pelo caminho um pára-choques e dois vidros posteriores.

Robert Barrable, Sepp Wiegand e Sam Moffett, estiveram envolvidos numa grande luta durante o dia, ao trocarem várias vezes de posição entre os três. No entanto, Wiegand chegou a atrasar-se um pouco devido a uma ligeira saída de estrada que recuperou rapidamente. Barrable está na terceira posição, seguido de Wiegand com mais 8,8s e de Moffett com mais 25,3s.

Impressionado com a rapidez dos troços, Robert Consani foi muito regular ao longo do dia, estando algo isolado na sexta posição, seguido do local Neil Simpson com quase 50 segundos de atraso.
Daniel McKenna está a liderar nas duas rodas motrizes, na frente de Josh Moffet, o líder da Production Cup. Um pouco mais atrás, encontra-se Chris Ingram com um novo motor no seu Twingo R2 Evo, estando a liderar o JERC, na frente de Jan Cerný.

Renato Pita e Hugo Magalhães estão no fim da tabela, aliás, a dupla portuguesa nunca mostrou a rapidez da concorrência com carros semelhantes, estando na penúltima posição com mais de 13 minutos de atraso para o primeiro e com quase 3 minutos de atraso para o piloto que o precede.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Esapekka Lappi (7); Craig Breen (3)
LÍDERES DO RALLY:
Esapekka Lappi (SS1 a 10)


PRINCIPAIS ABANDONOS:
4 Kevin Abbring (NLD) Peugeot 208 T16 (radiador)
11 Aaron MacHale (IRL) Mitsubishi Lancer Evo IX (acidente)
16 Andrea Crugnola (ITA) Peugeot 208 R2 (acidente)
24 Jukka Korhonen (FIN) Citroën DS3 R3T











Sem comentários:

Enviar um comentário